A Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, em 2007, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou a revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo.
Em sua nova versão, o Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
• A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga);
• A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação Comunicação (TIC);
• A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc.
É nesse contexto que surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles:
• Curso de Introdução à Educação Digital (40h);
• Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
PARTICIPANTES
Os participantes do Curso de Introdução a Educação Digital (40h) e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) são professores e gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) dos sistemas públicos de ensino que tiveram suas escolas contempladas com laboratórios de Informática com Linux Educacional.
OBJETIVOS
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, os cursos de Introdução a Educação Digital e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
• Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
• Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
LOCAL DE FORMAÇÃO
A escola é o locus por excelência da formação continuada do profissional da educação, pois, na medida em que trabalha e estuda ao mesmo tempo, ele tem mais oportunidades de receber orientação e acompanhamento da prática e, sobretudo, tem um material mais rico para completar o ciclo da ação - reflexão - ação aperfeiçoada.
MODALIDADES
• Curso de Introdução à Educação Digital (40h);
Presencial – 20h
EAD – Ensino a Distância – 20h
Distribuídos em 9 unidades
• Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h).
Presencial – 36h
EAD – Ensino a Distância – 64h
Distribuídos em 4 unidades
ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS
As turmas terão 20 professores cursistas, incluindo um membro da equipe gestora de cada escola. Cada turma terá um formador responsável pelo desenvolvimento do curso.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A certificação ficará sob a responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa. Constituem critérios para a obtenção do certificado: 70% de freqüência/participação nas atividades e nota mínima 7.
REGISTRO E ACOMPANHAMENTO
Os cursistas serão acompanhados pelo Sistema de Informações do Proinfo Integrado – SIPI.
O sistema é composto pelas seguintes ferramentas:
• Cadastramento de cursos;
• Cadastramento de cursistas e usuários do sistema;
• Cadastramento de turmas;
• Matriculas;
• Avaliações;
• Emissão de relatórios;
• Acompanhamento do histórico do cursista.
AGORA MÃOS NA MASSA!!!
Contextualização da unidade 1
A atividade 1.1 remete a uma reflexão com base na entrevista de Maria Elizabeth B. de Almeida.
Veja também o vídeo "As TIC no Ensino", no link de Vídeos na barra lateral.
Leituras indicadas
Texto 1 - autor (Juan Ignacio Pozo)
Texto 2 - autor (José Armando Valente)
Texto 3 - autor (Paulo Blikstein e Marcelo Zuffo)
PERFIL ESPERADO DO PROFISSIONAL APÓS O TERMINO DO CURSO.
O profissional formado no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação.
Como condição necessária para isso, ele deve conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por essas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-as no contexto da escola em que atua.
Deve ser capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperadas em cada série ou ciclo.
Finalmente, mas não menos importante, o profissional formado no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC deve perceber-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Postado por Profª Esp. Benedita Rosália às 19:33
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Postar um comentário